Consumir aveia diariamente é bom *-*
A aveia é um cereal altamente benéfico. Está relacionado ao bom funcionamento intestinal, à diminuição e manutenção dos níveis de colesterol total e LDL-colesterol. Além de proporcionar mais saciedade, é rico em cálcio, ferro, proteínas, carbohidratos e vitaminas.
Composição nutricional da aveia
Valores referentes a 100g
Calorias – 394kcal
Proteínas - 13,9g
Carboidratos - 66,6g
Fibras - 9,1g
Cálcio - 48mg
Magnésio - 119mg
Fósforo - 153mg
Ferro - 4,4mg
Sódio - 5mg
Potássio – 336mg
Cobre – 0,44mg
Zinco – 2,6mg
Vitamina B1 - 0,55mg
Vitamina B2 – 0,03mg
Vitamina B3 - 4,47mg
A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha.
A aveia pode ser consumida com água, sumos, leite, frutas, iogurtes, e em alimentos feitos de aveia como biscoitos e pães.
Alguns benefícios da aveia:
É depurativa: graças a grande quantidade de aminoácidos que a aveia contém, estimula a produção de lecitina no fígado, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo. Consumir aveia é bom para limpar as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos e que podem gerar muitos problemas cardíacos, entre outros.
Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue: esta é uma excelente notícia para os que sofrem de diabetes. Sem dúvida, estas pessoas têm que adicionar a aveia as suas dietas, para melhorar a digestão do amido e manter a glicemia estável, principalmente depois de comer.
Melhora a digestão: a aveia contribui na redução dos ácidos biliares, facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. Por ser rica em carboihdratos de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade por mais horas, sendo uma boa alternativa para os que estão fazendo dieta, pois retira a vontade de comer de hora em hora.
Possui proteínas de grande valor: no total são 8 os aminoácidos essenciais da aveia, o que a tornam uma fonte proteínas de grande valor biológico. Esta qualidade permite formar tecidos novos no corpo.
É anticancerígena: vários são os estudos que foram realizados nos Estados Unidos sobre as propriedades da aveia como uma arma de proteção contra o cancro, uma doença cada vez mais habitual em todo o mundo. Isto se deve aos fitoquímicos presentes na aveia.
É boa para o coração: a razão é a grande quantidade de ácidos ômega 3 e linoleicos, conhecidos como “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), favorecendo as atividades do coração e do cérebro.
Ajuda o sistema nervoso central: graças às vitaminas do complexo B que a aveia contém, desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso.
Previne os problemas de tireóide: principalmente o hipotireoidismo, por conter iodo, um mineral que ajuda a manter o correto funcionamento da glândula.
Previne a osteoporose: por conter altos níveis de cálcio, necessários para uma boa saúde óssea, evitando a desmineralização.
Ajuda a perder peso: para isso, se deve consumir em jejum ou no pequeno-almoço, junto com leite ou de soja, sumo de laranja ou frutos secos.
É uma das melhores fontes de energia que existem, por isso se recomenda consumir na primeira hora da manhã, ou antes, do meio-dia, principalmente para aqueles que trabalham muitas horas fora de casa ou tem que estudar.
É uma grande aliada nos tratamentos de beleza: as propriedades da aveia não são apenas aproveitadas pela digestão. Também pode ser usada de maneira tópica (externa) para rotina estética. Por exemplo, misture com creme hidratante e tenha uma esfoliante para o rosto realmente maravilhoso e muito mais económico que qualquer outro tratamento de beleza.