Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Amélia

Não nos devemos demorar onde não somos felizes... Não há nada que a persistência não alcance...o que importa é o que tu queres!

Maria Amélia

Não nos devemos demorar onde não somos felizes... Não há nada que a persistência não alcance...o que importa é o que tu queres!

DIETA VS DOCES

Numa dieta tradicional não se pode comer doces. Toda a gente sabe disto.

 

images (20).jpg

 

 

Mas sabemos que por vezes sentimos necessidade daquele pedacinho de chocolate ou mesmo daquele docinho após a refeição. Por essa razão, aqui ficam alguns truques para tornar os teus doces menos calóricos, e mais saudáveis e nutritivos.

 

Podes melhorar a qualidade nutricional dos teus doces:

 

1 – Sempre que fizeres um bolo substitui o óleo por sumo de frutas ou água morna. Uma colher de sopa de óleo tem por volta de 89kcal. As receitas do bolo de chocolate ou cenoura geralmente levam uma chávena de óleo, sendo por volta de 1068kcal. Se uma chávena de sumo de laranja possuir 180kcal, conseguimos reduzir quase 900kcal ao bolo.

 

laranja.jpg

 

 

2 –  Substitui o chocolate por cacau em pó. 100g de chocolate em pó tem cerca de 469 kcal, 30,5g de gordura 46,2g de açúcar. Já o cacau em pó contém 335kcal, 23,4g gordura e 12,2g de açúcar por 100g, além de ser um antioxidante com funções benéficas para o organismo.

 

cacau.jpg

 

 

3 –  Substitui o leite condensado por iogurte magro. Uma lata de leite condensado tem cerca de 1000kcal enquanto um iogurte magro tem cerca de 50kcal!! Nas mousses e bavaroises uma boa alternativa é colocar o iogurte magro e folhas de gelatina (geralmente entre 4 a 6). E desta forma não afectará a consistência e textura. Para quem não está a cumprir um plano alimentar muito restritivo pode optar por leite condensado Light, sempre é menos calórico que o convencional.

 

iogurte.jpg

 

4 – Outra alternativa que pode ser útil é reduzir a quantidade de açúcar e introduzir adoçante para culinária. Os adoçantes são produtos químicos e desta forma também não devem ser ingeridos grandes quantidades. Contudo, se utilizados em pouca quantidade de forma a reduzirmos também a quantidade de açúcar utilizada, podes diminuir bastante o valor calórico final, sem prejudicar a saúde. Boas opções para levares ao fogão são a sucralose, a estévia ou a sacarina.

 

5- Outra hipótese mais saudável que o açúcar, é o mel. Contém vitaminas e minerais, por isso é bem mais saudável do que os adoçantes artificiais e o açúcar refinado.

 

mel.jpg

 

 

6- Substitui os cremes de natas, chocolates e leite condensado por molhos de iogurte e fruta! Como viste anteriormente, poupas imensas calorias e ainda adicionas fibra, vitaminas e minerais.

 

 

De qualquer forma, quando comemos de uma forma equilibrada, deixamos de ter aquelas vontades desesperadas de doces e torna-se mais fácil controlar a nossa alimentação e perder peso, comendo aquilo que realmente queremos comer e não por compulsão.